Foto

Photographer's Note

A expedição do bandeirante Fernão Dias teria passado pela região de Piedade do Paraopeba ainda em
1674, criando ali pontos de apoio para a exploração do território.

Esses pontos de apoio podem ser considerados os primeiros povoados mineiros, sendo o mais antigo o de Ibituruna, criado ainda em 1674. No ano seguinte foi a vez de São Pedro do Paraopeba (hoje se chama Santana, um distrito do município de Moeda). O terceiro teria sido justamente Piedade do Paraopeba, onde está localizada a igreja fotografada.

É bem provável que a primeira capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade tenha sido erigida ainda nas décadas finais do séc. XVII. No início do século XVIII, com o avanço da ocupação da região, a capela possivelmente passou por melhoramentos, tendo sido reconstruída ao menos uma vez. Uma viga de madeira com a inscrição 1713 em algarismos romanos encontrada possivelmente se refira à data da primeira reconstrução da capela.

Fonte: http://portal1.brumadinho.mg.gov.br/


All Rights Reserved: Luis Gustavo Copyright. Use in any form is forbidden without the written permission of the photographer.

Direitos Autorais Reservados: A presente fotografia é obra intelectual protegida pela Lei 9.610/1.998, sendo proibida a reprodução por qualquer meio sem a prévia autorização por escrito do autor. Favor contatar Luis Gustavo.

ikeharel, pajaran, danos, holmertz, mcmtanyel, lucasgalodoido, PaulVDV, dale54, gervaso, Hansaphotos, Cricri, PiotrF, magui ha contrassegnato questa nota come utile

Photo Information
Viewed: 1418
Points: 58
Discussions
Additional Photos by Luis Gustavo (LuisGustavoLima) Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 784 W: 0 N: 1226] (4952)
View More Pictures
explore TREKEARTH