Foto

Photographer's Note

Não se conformando com a perda (incêndio devastador em Abril de 1908) logo uma comissão se constituiu para a sua reconstrução, que teve inicio em 1911 e terminou em 1918. O novo edifício de aspecto robusto mas sem estilo definido, é composto por uma imponente frontaria guarnecida por quatro colunas jónicas, entre as quais se abrem três janelas de arco pleno e outras tantas portas. A decoração da sala de espectáculos e principais salões ficou a cargo dos pintores Acácio Lino e José Brito e dos escultores Henrique Moreira, Diogo de Macedo e Sousa Caldas, sendo estes dois últimos responsáveis pelas quatro figuras alegóricas colocadas no friso do entablamento e que representam a Bondade, a Dor, o Ódio e o Amor.

Hoje, o edifício totalmente reconstruído é um dos principais edifícios da cidade e local de realização dos principais espectáculos culturais da cidade. Nele encontra-se a Companhia Nacional do teatro S. João.

in http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=57

zhelach ha contrassegnato questa nota come utile

Photo Information
Viewed: 4885
Points: 2
Discussions
  • None
Additional Photos by Ana Rita (AnaRita) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 136 W: 71 N: 204] (1741)
View More Pictures
explore TREKEARTH