Foto

Photographer's Note

Essa foto é uma homenagem a todos os amigos portugueses aqui do TE, sempre muito simpáticos e atenciosos, e como prometido, uma foto de uma "Caravela" portuguesa aqui em minha cidade, a Nuno Gonçalves, que redescobriram o caminho para o Brasil, já são 47 vôos por semana entre Brasil e Portugal com vôos diretos pra São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Natal e Brasilia, e no segundo semestre começam os vôos diretos ligando Curitiba a Lisboa.

Nuno Gonçalves (1450-1472), pintor português reconhecido como um dos grandes mestres do século XV. Depois da descoberta em 1882 do seu único trabalho conhecido, a pintura do altar do convento de São Vicente, e depois de 400 anos de anonimato, Nuno Gonçalves foi finalmente reconhecido como o fundador da escola de pintura portuguesa e um artista de importância universal.

Aparentemente Gonçalves foi pintor de D. Afonso V em 1450. Francisco de Holanda nos seus "Dialogues on Ancient Painting "(1548), refere-se a Nuno Gonçalves como uma das" águias" um dos mestres do século XV - mas o seu nome e os seus trabalhos perderam-se na história.

A sua obra prima para a catedral de Lisboa foi destruída no terramoto de 1755, e a sua outra obra com o tema de São Vicente, o santo patrono de Lisboa e da casa real de Portugal, esteve desaparecida até 1882, quando foi descoberta no convento de São Vicente. Não foi senão em 1931, quando sua obra foi exposta em Paris, que Gonçalves recebeu o reconhecimento internacional que merecia.
O Políptico de São Vicente (hoje no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa) consiste em seis paíneis, dois largos e quatro mais estreitos, dominado pela figura de São Vicente. No maior deles, o "Painel do Infante", o santo é venerado por um grupo de nobres, entre os quais Afonso V.

No outro "Painel do Arcebispo" ele é rodeado pelos clérigos e cavaleiros. Nesta portentosa galeria de figuras agrupadas numa composição medieval hâ uma meditação na peregrinação das almas, de cristãos numa viagem de descoberta a volta do santo patrono. Este é o trabalho de um mestre que mostra alguns traços do arte Italiano e flamengo mais que também revela o seus propios tributos, uma economia de linha, pincelada brilhante, superba caracterização, e uma maestria de composição, todas unidas e subordinadas a uma visão religiosa do trabalho.

Fonte: Enciclopédia Britânica

Na foto um Airbus A330-223 CS-TOH "Nuno Gonçalves". Outra imagem da aeronave no Workshop com a marca da Star Alliance.

Abraço a todos!

Photo Information
Viewed: 3089
Points: 40
Discussions
Additional Photos by Lucas Vieira (lucasgalodoido) Gold Star Critiquer/Gold Star Workshop Editor/Gold Note Writer [C: 5921 W: 190 N: 7632] (26908)
View More Pictures
explore TREKEARTH