Foto

Photographer's Note

A vicunha é o menor membro vivo da família dos camelos. Habita de 3.000 a 4.600 metros acima do nível do mar, no elevado platô andino na região central e sul do Peru (onde é símbolo nacional), oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina. Vicunha provém do quíchua (língua da região dos Andes) huik'unha.

Normalmente andam em grupo de até 10 animais com apenas um macho. Os filhotes machos permanecem no grupo até completarem 1 ano, quando são expulsos. A vicunha da foto havia acabado de sair de uma luta com uma outra vicunha que provavelmente era mais velha, para tentar ser o macho dominante do bando. A vicunha da foto foi derrotada e foi expulsa do território da vicunha mais velha. No workshop, você pode ver o grupo.

As vicunhas produzem pequenas quantidades de uma lã extremamente fina. Ao ser tecido, o produto da lã da vicunha é muito macio e quente, sendo vendida no mercado mundial por mais de US$ 300 o quilo. Sabe-se que os Incas valorizavam as vicunhas e que era contra a lei usar este produto, exceto pela realeza.

Em 1974, foram declaradas em risco de extinção, por possuir apenas 6 mil desses animais. Atualmente, a população se recuperou e chegou a 350 mil indivíduos, tendo seu risco de extinção reduzido mas ainda dependente de conservação.

All Rights Reserved: Luis Gustavo Copyright. Use in any form is forbidden without the written permission of the photographer.

Direitos Autorais Reservados: A presente fotografia é obra intelectual protegida pela Lei 9.610/1.998, sendo proibida a reprodução por qualquer meio sem a prévia autorização por escrito do autor. Favor contatar Luis Gustavo.

Photo Information
Viewed: 1229
Points: 86
Discussions
Additional Photos by Luis Gustavo (LuisGustavoLima) Gold Star Critiquer/Gold Note Writer [C: 827 W: 0 N: 1298] (5184)
View More Pictures
explore TREKEARTH